Como diriam aqui no nordeste do Brasil. Se toque, meu irmão!!! Ferro de engomar o que!!!???? Parabéns pelo seu blog querida! Vivo em um mundão de trabalho, mas em um círculo pequeno, e você nos oferece, com tanta elegância, o que encontra pelas ruas.E que reflete as mentalidades do mundo.
Tô invadindo a sua casa, porque fui empurrado pela visita do maravilhoso blog da Santa.
Só gostaria de dizer que o ferro de engomar referido na travessa, deve ser outro e não o utensílio domestico de passa roupa.
Até hoje, com menos intensidade, quase em desuso, mas principalmente até os anos 30, os portugueses quase não usavam as expressões: triângulo e/ou triangular, em fim. Usavam: “tal qual um ferro de engomar”, “como um ferro de engomar”. Tipo: “A minha quinta é como um ferro de engomar” e assim por diante.
Não conheço essa travessa, mas sou capaz de apostar que tem alguma coisa triangular, lá. Ou não. Eu é que posso está errado.
Curiosa travessa, curiosa também a informação do Moita. Pode ser também que o nome indique a principal atividade profissional desenvolvida naquela travessa.
Quanto a associações entre atividade e gênero, convém lembrar que passar a ferro é feminino e passar O ferro é masculino. Abraços.
4 comentários:
Ahhhhh! Perfeito. Se não as mulheres então suas ferramentas domésticas (rssss). Obrigada pela referência ao meu blog querida!
Bjs
Como diriam aqui no nordeste do Brasil. Se toque, meu irmão!!! Ferro de engomar o que!!!????
Parabéns pelo seu blog querida! Vivo em um mundão de trabalho, mas em um círculo pequeno, e você nos oferece, com tanta elegância, o que encontra pelas ruas.E que reflete as mentalidades do mundo.
Toque
Tô invadindo a sua casa, porque fui empurrado pela visita do maravilhoso blog da Santa.
Só gostaria de dizer que
o ferro de engomar referido na travessa, deve ser outro e não o utensílio domestico de passa roupa.
Até hoje, com menos intensidade, quase em desuso, mas principalmente até os anos 30, os portugueses quase não usavam as expressões:
triângulo e/ou triangular, em fim.
Usavam: “tal qual um ferro de engomar”, “como um ferro de engomar”.
Tipo: “A minha quinta é como um ferro de engomar” e assim por diante.
Não conheço essa travessa, mas sou capaz de apostar que tem alguma coisa triangular, lá. Ou
não. Eu é que posso está errado.
Curiosa travessa, curiosa também a informação do Moita. Pode ser também que o nome indique a principal atividade profissional desenvolvida naquela travessa.
Quanto a associações entre atividade e gênero, convém lembrar que passar a ferro é feminino
e passar O ferro é masculino. Abraços.
Postar um comentário