16.9.06

São Paulo das ruas



Nas ruas da cidade, alguns são anjos. Outros são santos. Há os que são deuses gregos, cujo Olimpo é uma lanchonete na praça do Patriarca, bem no Centro de São Paulo. Lá, eles trocam por notas uma féria diária de R$ 30 a R$ 50 em moedas, conseguidas ao longo de pelo menos 8 horas de trabalho. Estáticos, contrastam com a correria da cidade. As estátuas vivas de São Paulo são conhecidas. Muitos já ouviram falar delas, muitos as vêem diariamente. O que talvez não saibam é que por trás de anjos, santos ou deuses existem pessoas simples, artistas anônimos e dedicados. Apolo, o mais belo deus grego é, na verdade, o gaúcho Fausto. Hermes, o deus do comércio, é Paulo, de mãe artista. Afrodite, a deusa do amor, é Alessandra, uma estudante de geografia que escreve peças de teatro. Os três falam de seu trabalho e de suas aspirações. Falam também que, algumas vezes, são hostilizados. Seja como for, para eles a rua é o palco. Nela eles vivem seus sonhos.

Por Lúcia Helena de Camargo
Fotos: Paulo Pampolin/Digna Imagem
Fonte

6 comentários:

Clau disse...

Toque, grata pela visita.
Achei uma 'coincidência' curiosa seu blog ser um registro da paisagem urbana - uma grande amiga escreveu um texto muito legal falando do Rio que pretendo publicar. Ela é arquiteta e tem uma visão muito peculiar da cidade. Tenho certeza de que vai gostar.
Abraços

Anônimo disse...

Legal Toque!! Você é uma especialista em "ruas". Um beijão.

Ane Brasil disse...

Hum, uma crônista das ruas... já comecei a gostar de você. hehehe
Esses artistas estáticos sempre me comoveram.
Aqui em Porto Alegre eles se espalham pela rua da praia... e me dá uma aflição naqueles dias frios em que eles ficam lá, paradinhos em suas fantasias mal agasalhadas.
Sorte e saúde pra todos!

Lata Mágica Recife disse...

Aqui no Recife existem varias estátuas vivas, mas, apenas um chama mais atenção de todos nesse mês de eleição, é o que fica com a placa de vendo meu voto tratar aqui.
Gostamos muito da imagem.
Um abraço dos amigos da lata:
Willam & Odilene

Santa disse...

TOQUE
Falha nossa!. A Santa não está em Recife. Quem está no blog desde o dia 27 é a estagiária (eu). Nada fácil substituí-la, e não fazer feio. Amanhã ela chegará de uma rápida viagem (trabalho). Parabéns pelo blog, beijos e até o segundo turno...

Santinha:))

Anônimo disse...

Toque, obrigado pela visita e pelo comentário. Quanto a este, creio que lhe escapou o sentido do texto. Adoro São Paulo, onde vivo por opção. Estava apenas sendo crítico e irônico, como de resto é o que faço em todos os outros textos do blog. Grande abraço e obrigado mais uma vez.